Recife Jazz Festival 2009

ReproduçãoDurante três dias, a sofisticação do jazz contemporâneo mundial se reúne na Torre Malakoff para o maior festival do gênero aberto ao público, o Recife Jazz. A programação promove o intercâmbio de atrações nacionais com músicos de países como Argentina, Chile, Uruguai e Finlândia. Nesta sétima edição, o Recife Jazz também integra as comemorações do Ano da França no Brasil. A abertura do evento acontece na próxima quinta-feira (5), às 18h30, com a exposição de pinturas Naif (estilo inspirado em temas populares) consagrando o trabalho de dez pintores, entre os quais está Bajado.

Iniciando os shows, às 19h, o coletivo ASPESAX, formado por quatro saxofonistas pernambucanos apresentando os arranjos inovadores da música instrumental contemporânea feita no estado. Na sequência, às 20h, o argentino Adrian Iaies sobe ao palco da Torre Malakoff para mostrar o ritmo característico portenho, o tango, com uma estética jazzística que o fez ser indicado três vezes ao prêmio Grammy Latino. Encerrando as atividades musicais, às 21h, está Pierre-Alain Goauch, solista da Orquestra Regional de Jazz da cidade francesa de Lorena.

No sábado (7), a programação do festival está inserida no projeto Observa e Toca Malakoff, fazendo um grande show com a presença de artistas de diversas nacionalidades. A primeira atração vem da França, é a banda La Talvera, que faz sua apresentação às 16h40. Em seguida, duas apresentações do jazz pernambucano. Às 17h50, o grupo B3, e, às 18h30, o trio Corjazz.

A América do Sul é representada neste dia com a performance, às 19h, do grupo El Toque de Candombe, trazendo o ritmo tradicional afro-uruguaio, e também pelo chileno Paulo Monteiro, às 20h. Na sequência, a dobradinha dos franceses Pierre-Alain Goauch e Remi Vignolo, que sobem ao palco a partir das 21h. O encerramento da programação do sábado fica por conta da apresentação do trio finlandês Jaska Lukkakurian, às 22h.

A última noite do Recife Jazz na Torre Malakoff acontece no domingo (8) e tem início, às 17h, com o grupo Bahinambuco, formado por dois guitarristas (um baiano e outro pernambucano) que executam uma música improvisada com sotaque nordestino. Os franceses Jean-Charles Richard e Emile Parisien fazem suas apresentações às 18h e às 19h, respectivamente. Encerrando o festival, às 20h, o músico chileno Nacho Mena.

SERVIÇO

Festival Recife Jazz
Local: Torre Malakoff, Torre Malakoff, Praça do Arsenal da Marinha, Recife Antigo

Programação
05/11 (quinta-feira)
18h30 Exposição de pinturas Naif

Shows
19h Coletivo ASPESAX (Pernambuco)
20h Adrian Iaies (Argentina)
21h Pierre-Alain Goauch (França)

07/11 (sábado)
16h40 La Talvera (França)
17h50 B3 (Pernambuco)
18h30 Trio Corjazz (Pernambuco)
19h El toque de Candombe (Uruguai)
20h Paulo Monteiro (Chile)
21h Pierre Alain Goualch e Remi Vignolo (França)
22h Jaska Lukkakurian (Finlândia)

08/11 (domingo)
17h Bahinambuco (Pernambuco e Bahia)
18h Jean-Charles Richard (França)
19h Emile Parisien (França)
20h Nacho Mena (Chile)

ENTRADA FRANCA

Fonte: FUNDARPE

0 comentários:

Postar um comentário