De uma noite de festa

Montar Joaquim Cardozo é um desafio para qualquer encenador. Mas desafio é a palavra que norteia a direção de Wellington Junior. Decifrar as métricas e rimas da escrita cardoziana, adentrar o mundo das imagens cinematográficas, perpassar a física quântica, baladas da night e se encontrar no bumba-meu-boi, são alguns dos caminhos que trilham o espetáculo.

A multiplicidade das cenas, e as infinitas possibilidades de encenação, fazem os atores percorrerem um caminho longo e árduo. O processo discute o humano, a festa, e principalmente a morte. A morte do homem e do teatro, para o nascer de um novo tempo.

Em sua encenação, Wellington mistura tudo o que é encontrado no teatro. Essa diversificação em diálogo, denomina o espetáculo como hibrido, e enfatiza a pesquisa sobre as escritas contemporâneas. O engenheiro Joaquim Cardozo não foi meticuloso apenas em calcular Brasília. Em seu texto se percebe a poesia e a precisão, com versos ricos utilizando o elemento popular – o bumba. Com três quadros independentes, a peça mostra o homem – representado por arquétipos da cultura popular – na busca de seu sonho. O Capitão, personagem típico, ganha ares de cowboy, já Mateus, Catirina e Bastião retratam o povo brasileiro, sua cultura variada, raças, sotaques e anseios. A interação com a platéia é o grande diferencial, os espectadores entram nessa festa e buscam junto às personagens o melhor caminho em busca deste sonho.

O espetáculo é a estréia da produtora teatral Art.Pensamento no mercado cultural do Recife. Uma empresa criada para agrupar mercado e produto artístico de qualidade, na cena cultural atual. Sendo inicialmente um espetáculo didático, De Uma Noite de Festa realizou seis apresentações no Sesc Piedade e duas no Festival Palco Giratório do Sesc Pernambuco, com grande publico nos dois dias de apresentação e sendo o debate mais demorado do festival, agora cria novas expectativas em suas duas únicas apresentações no Teatro Capiba.

Serviço:
DE UMA NOITE DE FESTA
Local: Teatro Capiba – Sesc Casa Amarela
Dias 09 e 10 de Outubro de 2009 (Sexta e Sábado)
Horário: às 19 horas
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (Comerciários, estudantes e promocionais)
Duração do espetáculo: 2h30 com intervalos

0 comentários:

Postar um comentário