Murillo La Greca promove bate-papo com a imprensa sobre Exposição Vida Longa ao Vila Longuinhos
No próximo dia 29 (quinta-feira) às 10h, o Museu Murillo La Greca (MMLG), equipamento cultural da Prefeitura do Recife, receberá a imprensa especializada para um bate-papo sobre a exposição Vida Longa ao Vila Longuinhos, mostra que encerra a programação do edital "Amplificadores 2009". Na ocasião, os repórteres poderão conversar com os curadores Edson Borges e Fernanda Pequeno.
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De acordo com os curadores, Vila Longuinhos foi um ateliê coletivo de artes visuais, localizado no Morro da Conceição, centro do Rio de Janeiro, que operou de 2006 a 2009. Os diversos artistas que utilizavam-no como espaço de produção possuem linguagens distintas - sendo eles Bianca Bernardo, Bruno Jacomino, Carlos Contente, Elisa Castro, Elvis Almeida, Pontogor e Rafael Adorján - não se constituíram enquanto coletivo.
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A exposição traz trabalhos dos sete artistas cariocas para o Museu Murillo La Greca, refletindo sobre as relações, conversas, aproximações e distanciamentos dos artistas e das obras em relação ao ateliê e pergunta sobre a necessidade e a especificidade do uso desse espaço para a recente produção contemporânea.
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AS OBRAS - As obras de Bianca Bernardo integram a série Medusa de 2007 e funcionam como registro de pequenas performances desempenhadas pela artista. Acionando questões relativas ao corpo, Bianca explora a possibilidade de captação das fotografias, a partir das quais tentamos reconstruir a ocupação do espaço pelo seu corpo, onde e quando o improviso e o acaso foram determinantes.
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Bruno Jacomino expõe transcode, um ambiente que funciona como uma reminiscência do Ateliê Vila Longuinhos: sons e imagens reprocessados que são um pequeno recorte do Ateliê, fazendo alusões, apagamentos e atualizações de rumores, gravações de conversas e registros do espaço.
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Carlos Contente cria narrativas através de seu autoretrato onde é, a um só tempo, o narrador e o protagonista. Na exposição, recria o espaço do ateliê com histórias visuais e anotações sobre a convivência, as relações entre os integrantes do estúdio e os objetos por meio de bilhetes, memórias, correspondências e crônicas, que funcionam como o diário do artista, onde este imprime suas percepções.
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Elisa Castro torna pública uma confissão íntima dos espectadores e ouvintes, conseguida através de perguntas. A partir da indagação "qual o seu medo?", os participantes gravam numa secretária eletrônica suas respostas e, assim, a artista reprocessa esses depoimentos, divulgando-os abertamente no espaço expositivo, fazendo desses novos espectadores cúmplices dos segredos.
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Elvis Almeida expõe obras da série Propaganda Ideológica de 2009, na qual seleciona ícones da política, da beleza e do sexo, procurando posicionar-se como um cartazista, confrontando os diferentes tipos de slogans e fazendo colagens entre diversos discursos e meios. Estimulado pelo convívio no ateliê, seus desenhos anteriores no formato A4, ganharam proporções maiores quando saíram do papel, passando a utilizar a lona e a tinta acrílica.
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Pontogor apresenta três desenhos em grandes formatos. A escala é importante em seu trabalho, pois este é na realidade o resultado de ações e experimentações, o que lhe fornece o aspecto inacabado. O artista explora o embate entre os materiais, discutindo questões como a resistência do papel, os níveis de energia e pressão desprendidas de seu corpo e o caráter efêmero e de constante transformação que o carvão e a cal tem quando aplicados a superfície escolhida.
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Rafael Adorján explora nas fotografias da série corpo delito as relações entre corpo, espaço e imagens, utilizando-se da metalinguagem. Os slides por ele apropriados são projetados sobre o corpo da modelo nua que responde a cada uma dessas invasões com uma nova posição. Cria-se, então, um relacionamento com as imagens projetadas, provenientes de um contexto distinto - intimista e familiar - e é dessa maneira que a própria nudez torna-se pública e o público voyeur.
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Além da exposição, estará acessível na internet um blog com atualizações diárias sobre a exposição, contendo fotos, vídeos e comentários dos participantes, colocado no ar a partir do período de montagem. A mostra fica a disposição do público durante o período de 03 a 28 de novembro.
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Serviço :
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Bate papo com imprensa - Vida Longa ao Vila Longuinhos - Projeto Amplificadores 2009
Onde: Museu Murillo La Greca - Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim
Quando: 29 de outubro
Horário: 10h
Mais informações:
Bitu Cassundé - Gerente de Serviços do MMLG: 3232-4276 // 8729-8334
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Exposição - Vida Longa ao Vila Longuinhos - Projeto Amplificadores 2009
Onde: Museu Murillo La Greca- Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim
Visitação: de 03 até 28 de novembro
De terça a sexta | 9h às 12h e das 14h às 17h
Sábado | das 14h às 17h
Agendamento de grupos: 3232-4276 | nae.mmlg@gmail.com
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Por Felipe Souto Maior
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De acordo com os curadores, Vila Longuinhos foi um ateliê coletivo de artes visuais, localizado no Morro da Conceição, centro do Rio de Janeiro, que operou de 2006 a 2009. Os diversos artistas que utilizavam-no como espaço de produção possuem linguagens distintas - sendo eles Bianca Bernardo, Bruno Jacomino, Carlos Contente, Elisa Castro, Elvis Almeida, Pontogor e Rafael Adorján - não se constituíram enquanto coletivo.
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A exposição traz trabalhos dos sete artistas cariocas para o Museu Murillo La Greca, refletindo sobre as relações, conversas, aproximações e distanciamentos dos artistas e das obras em relação ao ateliê e pergunta sobre a necessidade e a especificidade do uso desse espaço para a recente produção contemporânea.
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AS OBRAS - As obras de Bianca Bernardo integram a série Medusa de 2007 e funcionam como registro de pequenas performances desempenhadas pela artista. Acionando questões relativas ao corpo, Bianca explora a possibilidade de captação das fotografias, a partir das quais tentamos reconstruir a ocupação do espaço pelo seu corpo, onde e quando o improviso e o acaso foram determinantes.
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Bruno Jacomino expõe transcode, um ambiente que funciona como uma reminiscência do Ateliê Vila Longuinhos: sons e imagens reprocessados que são um pequeno recorte do Ateliê, fazendo alusões, apagamentos e atualizações de rumores, gravações de conversas e registros do espaço.
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Carlos Contente cria narrativas através de seu autoretrato onde é, a um só tempo, o narrador e o protagonista. Na exposição, recria o espaço do ateliê com histórias visuais e anotações sobre a convivência, as relações entre os integrantes do estúdio e os objetos por meio de bilhetes, memórias, correspondências e crônicas, que funcionam como o diário do artista, onde este imprime suas percepções.
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Elisa Castro torna pública uma confissão íntima dos espectadores e ouvintes, conseguida através de perguntas. A partir da indagação "qual o seu medo?", os participantes gravam numa secretária eletrônica suas respostas e, assim, a artista reprocessa esses depoimentos, divulgando-os abertamente no espaço expositivo, fazendo desses novos espectadores cúmplices dos segredos.
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Elvis Almeida expõe obras da série Propaganda Ideológica de 2009, na qual seleciona ícones da política, da beleza e do sexo, procurando posicionar-se como um cartazista, confrontando os diferentes tipos de slogans e fazendo colagens entre diversos discursos e meios. Estimulado pelo convívio no ateliê, seus desenhos anteriores no formato A4, ganharam proporções maiores quando saíram do papel, passando a utilizar a lona e a tinta acrílica.
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Pontogor apresenta três desenhos em grandes formatos. A escala é importante em seu trabalho, pois este é na realidade o resultado de ações e experimentações, o que lhe fornece o aspecto inacabado. O artista explora o embate entre os materiais, discutindo questões como a resistência do papel, os níveis de energia e pressão desprendidas de seu corpo e o caráter efêmero e de constante transformação que o carvão e a cal tem quando aplicados a superfície escolhida.
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Rafael Adorján explora nas fotografias da série corpo delito as relações entre corpo, espaço e imagens, utilizando-se da metalinguagem. Os slides por ele apropriados são projetados sobre o corpo da modelo nua que responde a cada uma dessas invasões com uma nova posição. Cria-se, então, um relacionamento com as imagens projetadas, provenientes de um contexto distinto - intimista e familiar - e é dessa maneira que a própria nudez torna-se pública e o público voyeur.
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Além da exposição, estará acessível na internet um blog com atualizações diárias sobre a exposição, contendo fotos, vídeos e comentários dos participantes, colocado no ar a partir do período de montagem. A mostra fica a disposição do público durante o período de 03 a 28 de novembro.
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Serviço :
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Bate papo com imprensa - Vida Longa ao Vila Longuinhos - Projeto Amplificadores 2009
Onde: Museu Murillo La Greca - Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim
Quando: 29 de outubro
Horário: 10h
Mais informações:
Bitu Cassundé - Gerente de Serviços do MMLG: 3232-4276 // 8729-8334
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Exposição - Vida Longa ao Vila Longuinhos - Projeto Amplificadores 2009
Onde: Museu Murillo La Greca- Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim
Visitação: de 03 até 28 de novembro
De terça a sexta | 9h às 12h e das 14h às 17h
Sábado | das 14h às 17h
Agendamento de grupos: 3232-4276 | nae.mmlg@gmail.com
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Por Felipe Souto Maior
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