5ª Jornada de MC's Movimenta a Terça Negra em Outubro

A 5ª Jornada dos MC’s movimentará o Projeto Terça Negra neste mês de outubro. A jornada será a principal atração do projeto cultural que acontece semanalmente no Pátio de São Pedro (bairro de São José), numa promoção da Prefeitura do Recife, em parceria com o Movimento Negro Unificado (MNU).

Nesta terça-feira (6), às 19h30, o projeto será aberto pela banda Arca de Pandora. Em seguida terá início a batalha dos MC’s, que também são conhecidos por mestre de cerimônias e vocalistas das bandas de hip hop. Os MC’s pernambucanos costumam usar a poesia popular nordestina como reflexão para improvisar versos musicados sobre questões como cidadania, meio ambiente num desafio de conhecimentos e desenvolvimento da cultura hip hop.

Segundo o idealizador do evento e produtor, DJ Big, esse ano foram selecionados 30 MC’s para a competição. O campeão representará Pernambuco na Jornada Nacional em dezembro, no Rio de Janeiro. DJ Big explica que semanalmente no Terça Negra, seis MC’s participarão do desafio. E avisa que todos os inscritos devem comparecer ao local das eliminatórias, pois haverá sorteio para definir os participantes da noite. Apenas um passará a etapa final. No caso de empate, os jurados escolherão um tema para o desempate.

A 1ª Jornada de MC’s aconteceu em 2005, também no Pátio de São Pedro, com o objetivo de promover o diálogo e a interação entre a poesia de improviso no hip hop pernambucano e as demais manifestações do repente. Para DJ Big, embora o evento já esteja consolidado no calendário anual das atividades realizadas no Pátio há uma escassez de informação entre os jovens, em especial os MC’s que são responsáveis pelas músicas de rap. “Nossa proposta é justamente tentar estreitar a relação entre o repentista e o MC para fomentar a cultura da rima nordestina junto ao Rap dando visibilidade ao improviso praticado pelos poetas do hip hop”, revela.

Serviço:
Projeto Terça Negra
5ª Jornada de MC’s
Quando: terça-feira (6)
Hora: a partir das 19h30
Local: Pátio de São Pedro
Entrada franca

0 comentários:

Postar um comentário