Grupo de Dança 1º Ato apresenta "Geralda e Avencas" no Recife




14ª montagem do grupo tem trilha sonora de Zeca Baleiro

.

Com 21 anos de trajetória e 14 obras no repertório, Grupo de Dança Primeiro Ato (Belo Horizonte - MG) já se consolidou como um dos mais expressivos e duradouros grupos de dança contemporânea do Brasil. A última passagem do grupo mineiro pelo Recife aconteceu em 2005 com o premiado espetáculo “Mundo Perfumado”. Este mês, o 1º Ato volta ao Recife para apresentar o seu mais recente espetáculo, “Geraldas e Avencas”, que trata da dificuldade humana em lidar com a imperfeição. As apresentações acontecem nos dias 15 (sexta - 20h), 16 (sábado - 20h) e 17 (domingo - 19h) de maio, no Teatro Santa Isabel (Praça da República, Santo Antônio, s/n, Recife). Os ingressos antecipados já estão à venda na bilheteria do teatro e custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

.

Lançado em 2007, o espetáculo “Geraldas e Avencas” ganhou prêmios e passou por diversas cidades do Brasil como Itabira (MG), Itapecerica (MG), Divinópolis (MG), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), Vitória (ES), Porto Alegre (RS) e Aracaju (SE). A montagem ganhou premiações de Melhor Espetáculo, Melhor Trilha Sonora, Melhor Concepção Coreográfica, Melhor Bailarina e Maior Público de Dança de 2007, pelo Sinparc (Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais), além de premiações do Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversão de Minas Gerais), novamente nas categorias de Melhor Bailarina para Marcela Rosa e Melhor Trilha Sonora Original para Zeca Baleiro.

.

“Geraldas e Avencas” traz à cena uma reflexão sobre a plastificação e a padronização da estética e o embrutecimento das relações na contemporaneidade, o que descaracteriza e traz a expectativa de perfeição, o que muitas vezes mutila, agride e provoca deformações. É uma montagem rica em sentido, sensível ao seu tempo, crítica e reflexiva aos conflitos e contradições do nosso mundo contemporâneo.

.

Ao questionar o conceito do belo e como homens e mulheres se submetem a excessos para se enquadrar em parâmetros convencionais de beleza, a idéia não é emitir qualquer juízo de valor sobre esses comportamentos. Mas sim, apontar marcas, traços e imperfeições também como forma de beleza, já que são identidades da vida e da história de cada um. “Hoje, as pessoas retiram marcas que as revelam e trocam por outras que as mascaram”, reflete Suely Machado, diretora do grupo e responsável pela concepção, coreografia e direção da obra.

.

Como é característico da história do 1º Ato, o espetáculo também traz em seu vocabulário coreográfico a contribuição de cada um dos bailarinos que formam o elenco. Ao todo, são oito bailarinos em cena: Alex Dias, Ana Virginia Guimarães, Danny Maia, Júnio Nery, Luciana Lanza, Marcela Rosa e Thiago Oliveira.

.

A trilha sonora original é de Zeca Baleiro, mescla canções e música instrumental, e foi lançada em CD pelo selo do próprio compositor e intérprete, a Saravá Discos. “Zeca foi o músico que nos inspirou com sua ironia poética, sua crítica e lirismo”, reforça Suely. A trilha criada pelo compositor maranhense traz diferentes gêneros como o samba, o axé, a ciranda e o xote, além do pop e de sons mais experimentais.

.

Marco Paulo Rolla assina os figurinos e o cenário. Valmyr Ferreira e Jorginho de Carvalho são os responsáveis pela iluminação. O espetáculo também conta com vídeo-arte assinado por Tatu Guerra e Chico de Paula, que através das projeções de imagens complementam com delicadeza e lirismo o espetáculo.

.

Saiba sobre o nome do espetáculo

.

GERALDA

.

A que domina com a lança e indica uma pessoa capaz de enfrentar qualquer desafio. Raramente desiste de lutar por um objetivo: vai em frente mesmo quando tem poucas chances de sucesso. Do alemão “nobre através da lança”.

.

AVENCA

.

Nativa de locais sombreados e úmidos, a avenca é exigente: precisa de regas freqüentes e não suporta sol direto. Fica muito bem em vasos pendentes e merece ser exposta em local de destaque.

.

FICHA TÉCNICA

.

Duração: 60 minutos

.

Concepção, coreografia e direção: Suely Machado

.

Bailarinos: Alex Dias / Ana Virginia Guimarães / Danny Maia / Júnio Nery / Luciana Lanza / Marcela Rosa / Thiago Oliveira

.

Pesquisa e vocabulário coreográfico: Grupo de Dança 1ºAto

.

Trilha sonora original: Zeca Baleiro

.

Figurino e objetos de cena: Marco Paulo Rolla

.

Iluminação: Valmyr Ferreira

.

Supervisão de iluminação: Jorginho de Carvalho

.

Ambientação cênica: Suely Machado

.

Cenotécnico: Roberto Duque

.

Sonorização: Ricardo Cavalcanti

.

Vídeo: Tatu Guerra e Chico de Paula

.

Coordenação de Produção: Regina Moura

0 comentários:

Postar um comentário